Friday, October 26, 2012

Colocou na Internet, já é e sem "undo".




Uma amiga nossa postou isso no FB:


     IMPORTANTE...
     A todos meus contatos, PEÇO UM FAVOR: com as mudanças do Facebook,
agora todos ficam sabendo das nossas coisas, gente que nem está nos
nossos contatos, só porque um contato faz um "comentário" ou "curte"
algo nosso. Gentileza observar: aqui mesmo, acima a esquerda, posicione
o mouse sobre a minha foto , o meu avatar, (sem clicar). Espere até
aparecer uma janela e posicione o mouse sobre o icone "Amigos" (também
sem clicar), depois vá até "Configurações" e aí sim clique. Vai aparecer
uma lista: clique em "Comentários e Curtir" desmarcando essa opção.
Assim minhas atividades ficarão restritas aos meus amigos e familiares,
não se tornando domínio público. Se quiser copiar e colar no seu mural,
irá assegurar a sua privacidade.
     Obrigada a todos. (UMA BOA IDEIA)


é isso mesmo?
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Certamente, os relacionamentos não são alterados na base de dados em função da configuração.

A configuração é um ajuste pessoal, que filtra a visualização da informação que você deseja ver, e que certamente não interfere na máquina de busca e associações das medias sociais.

Desativar uma opção pode garantir uma personalização da visualização, apenas.
Por que?
Imagine que a configuração pessoal afetasse o banco de dados, então uma vez desabilitada, não poderia ser novamente ativada, sem possível perda de informações.

Imagine que A é amigo de B, e B amigo de C.
Todos deixaram inicialmente suas configurações habilitas.
Oras, se B ao desabilitar alterasse a base de dados, então exigiria a sincronização desses dados entre A, B e C.
Certamente desapareceriam das telas de A e C informações, misteriosamente, por decorrência da ação de B.
Muitos casos ficariam estranhos.
Isso examinado nesse caso trivial é muito simples, mas a replicação recursiva por toda a malha de associações do banco de dados seria imprevisível e extremamente dispendiosa.
E quando falamos de banco de dados de medias sociais, é algo gigantesco, que qualquer DBA "começa a suar frio" só de pensar em perder a consistência do banco.

Portanto, é que nem cofrinho do tipo "porquinho inquebrável".
Colocou a moedinha ali, nunca mais!

Outro fator "chave" - o interesse econômico.
Por trás disso, existe o interesse comercial, porque a massa de dados é vendida (ou arrendada, alugada, seja lá como for... ) para operações de data warehousing, que extraem perfis e estatística do tipo que alimentam os sites, além da indústria de marketing, e toda a sorte de especulação de comportamento, rastreamento e tendências sociais.

É daí que vem o subsídio sustenta o caráter "free" da rede.


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Social Media Tracking
Rastreamento em Media Social

Estendendo o texto acima, sobre a possibilidade de um "undo" em medias sociais, ou seja desfazer algo enviado, segue abaixo, uma pesquisa realizada (embora já o saibamos de ouvir falar) sobre as informações colhidas por aplicativos "facebook" (e cia).


 

 Observando-a, poderemos entender melhor a questão.

A situação é ainda mais "complicada" porque o rastreamento é realizado por diversas alternativas.
A coleta de dados provenientes de fontes diversas é consolidada em pesquisas.

Havendo várias fontes alternativas, mesmo que um dado pudesse ser eventualmente apagado ou modificado, poderia ser reescrito.
Por que?
É o efeito colateral da replicação da informação.
Através dela e mediante a consolidação de dados, pode-se obter uma taxa de confiabilidade do dado que foi inserido ou a ainda aponta-se a diversidade de alternativas para aquele usuário.
Por exemplo, um mesmo usuário com vários e-mails ou endereços díspares, incoerentes, etc.

A replicação de fontes promove o enriquecimento multidimensional do data warehouse.
Ou seja, gradativamente, o conjunto de dados é enriquecido com novas informações que permitam gerar um novo contexto e que favoreçam a criação de uma dimensão extra no banco de dados.
Cada dimensão pode ser uma aspecto da sua vida...

Conclusão, até mesmo a singela "mentira" como forma de proteção pessoal fica cada vez mais frágil ou inócua.

Sugestões para reduzir sua exposição, lembre-se:

1. Qualquer via Internet é pública e sem volta (sem "undo").
    Pense muito bem antes de digitar.

2. Adote como regra não trafegar informações pessoais.
    Fique restrito àquelas exclusivamente necessárias ou já públicas de fato (seu e-mail, por exemplo).

3. O dado irrelevante de hoje, ou até mesmo inocente, pode ser muito relevante amanhã.
    Porque um novo contexto passa a fazer sentido para algo que não o tinha isoladamente.

4. Qualquer informação pode adquirir um contexto à medida que é somada a outra.
    Além das análises dimensionais de data warehouses temos que lembrar os recursos de análise oferecidos pela inteligência artificial (AI).
    Por exemplo, podemos realizar classificações utilizando redes kohonem, que podem até mesmo classificar eletrocardiogramas (ECG).
    Por curiosidade, veja o site:
   
http://www.pee.ufrj.br/teses/?Resumo=2000034001

5. Tudo que é de graça tem preço caro embutido de alguma forma e não declarado explicitamente, que talvez você não desejasse arcar.

6. Evite instalação de softwares gratuitos.
    Grande parte dos softwares que prestam serviços simples de áudio, vídeo, comunicação, recursos gráficos e etc. são grandes candidatos a vetores de informação social como forma de autosustentação econômica.
    Hardware hoje é barato.
    Se precisar usar software não confiável, eleja uma máquina só para isso.
    Reserve outra máquina para uso pessoal e privado apenas com o que for considerado seguro e necessário.

7. Utilize e pesquise ferramentas de segurança pagas e dê preferência a software pago de fonte segura.
    Lembre-se: nada trabalha de graça - não há milagre.

8. Criptografe o que for pessoal com entropia acima de 1024bits.
    E não mantenha a chave no mesmo ambiente...

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